Vai vender seu celular ? Leia este artigo antes.

Nenhum comentário



Em um dos meus últimos posts falamos sobre como melhorar um pouco mais a segurança de suas contas do Facebook, nada demais mas que pode ajudar a limitar o acesso de pessoas não autorizadas a suas informações e eventos de sua vida que você gostaria de deixar reservado a você e a seus amigos.

Hoje, vamos falar de uma outra situação, que vem se tornando cada vez mais comum com um dos equipamentos mais presentes em nossas vidas. Vamos falar um pouco sobre a segurança de seus dados armazenados em seu celular.

O mercado brasileiro de celular é um dos maiores do mundo, e o uso de celulares do tipo smartphone vem crescendo a cada ano, hoje temos uma média de quase 202[1] milhões de telefones no País e esta taxa vem crescendo muito, principalmente com a quantidade de novos modelos e novidades que são lançadas, fazendo com que a média de uso de um celular do tipo smartphone caia para 1 ano de uso.

Percebendo isso, me fica uma pergunta O que é feito com o telefone antigo e quais os cuidados que são tomados quando vamos nos desfazer de um celular. Nos EUA, recentemente [2][3][4] uma reportagem mostrou que em uma parcela dos computadores do Governo do Estado de Washington colocados para venda pública continham informações de vários de seus funcionários, informações que vão desde número do Seguro Social até informações financeiras.

Vendo este tipo de coisa e fazendo um "link" com a nossa disposição de trocar de telefone a cada novo lançamento, fica mais forte a pergunta "o que você esta fazendo com o seu telefone para limpar as informações antes de vender ?".

Vamos fazer um pequeno artigo para mostrar o que você pode fazer, melhorando um pouco mais a segurança dos seus aparelhos e diminuindo a possibilidade de deixar passar as informações que você não quer que os outros vejam.

Primeiro temos que entender algumas coisas, como o fato de que alguns modelos de celulares possuem somente sua memória interna, não usando nenhum tipo de cartão de memória, isso traz algumas facilidades mas também alguns desafios. Facilidades porque reduz a quantidade de locais de armazenamento que temos que nos preocupar e atrapalha porque sachamos que o simples fato de voltamos o telefone para as configurações de fábrica, todas as informações serão apagadas, isso não acontece. Para os telefones que tem cartão de memória interna, a coisa ainda fica um pouco mais trabalhosa, porque além de "limpar" a memória interna, temos que nos lembrar ou de retirar o cartão ou de apagar o cartão de forma correta.

Para não parecer tão alarmista e paranóico, temos que fazer justiça e dizer que os modelos mais novos já estão fazendo um trabalho bem interessante em apagar as informações de seus usuários sempre que lhes é solicitado mas, não podemos deixar de fazer algumas outras coisas para garantir e reforçar o mecanismos de limpeza das informações, vamos a elas.

Independente de qual modelo você tenha, alguns pontos são bem básicos e servem para todos os celulares.

a.SIM CARD : Mesmo que seja uma coisa um pouco difícil de acontece, tenha o cuidado de retirar o seu cartão de SIM CARD, muito de informação fica armazenado nele.

b.Muito similar ao SIM CARD, se seu celular possuir um cartão de memória removível, lembre de retirar do celular, muitos acabam esquecendo que dentro do celular tem, ou foi colocado, um cartão de memória, e é lá que fotos, vídeos e muito mais coisas são armazenados e o ato de "zerar" a configuração não apaga o que esta no cartão de memória. Hoje estes cartões de memória são tão pequenos que terminamos nos esquecendo deles. Caso você tenha que entregar seu celular com este cartão, tenha certeza de ter feito a formatação do seu cartão, existem alguns tutoriais mostrando como se faz isso [5][6]



Assumindo que estes cuidados básicos foram tomados, vamos seguindo com conselhos para melhorar a sua segurança no celular, lembrando que agora só temos que nos preocupar com a memória internar dos telefones, e que algumas soluções são muito diferentes em sistemas iOS e Android.

Para os amigos do iOS as coisas se tornaram bem mais fáceis a partir do 3GS pois a partir dai com o iOS 3 todas as informações gravadas na memória interna do telefone passou a ser criptografada mas, o que acontece quando você pede para apagar suas informações é que a chave que é usada para decriptografar as informações é apagada, tornando virtualmente impossível a recuperação das informações no telefone. Ponto para Apple !! Menos uma preocupação para o usuário. 

Bom, então caro amigo usuário do iOS o que você deve fazer ? Bem simples por sinal, siga as instruções descritas na opção de Reset, que pode ser encontrada seguindo o seguinte caminho :

Settings > General > Reset > Erase all Content and Settings

Desculpem esta em inglês mas não tinha nenhum iPhone em português para colocar a sequencia correta em nosso idioma, mas acredito que seja muito auto-explicativa esta sequencia.



Feito isso, pronto você pode entregar o seu celular antigo e aproveitar o seu novo brinquedo !!

Para os amigos que usam android.

Se você é um usuário do Android, as coisas acontecem um pouco diferente dos aparelhos da Apple, mas também pode ser feito bem facilmente, o que você tem que lembrar é que como o Android esta distribuído em uma quantidade muito grande de fabricantes, é possível que haja alguma diferença entre cada um mas, o resultado é o mesmo no final.

De forma bem geral, os dados armazenados nos telefones com Android não são armazenados de forma criptografada nas suas configurações de fábrica, não sei porque. 

Outra diferença com relação aos aparelhos da Apple, a criptografia do Android não é feita baseada em hardware e pode demorar um pouco mais para ser feita em aparelhos mais modestos mas, no final nada demais. Ainda, o que devemos ter em mente é que, como é feito a criptografia por meio de uma solução de software pode ser que haja uma pequena diminuição no desempenho do telefone, a minha opinião é que vale a pena, minha tranquilidade custa mais que alguns micro-segundos de perda de performance. 

Bom o primeiro passa para "limpar" efetivamente o telefone Android é procurar pela opção de Reset, que muito provavelmente esta dentro da Configurações. Esta opção vai apagar todas as informações presentes no telefone, independente de onde esta mas, dependendo do fabricante e como foi implementada a solução de "Factore Reset" alguns locais, contendo informações dos usuários podem não ser "limpos", dai a necessidade de criptografar as informações, pois caso algumas destas informações sejam deixadas para traz, tudo vai estar criptografa e para ter acesso a elas, vai ser preciso a sua chave de criptografia.

Bom, estas são algumas atitudes básicas e simples que qualquer usuário pode tomar para garantir ainda mais a sua segurança e de suas informações em seu celular, avalie se vale a pena criptografar suas informações no caso de usuários Android, eu acho que vale, e quando for passar o seu celular para outro, nunca esqueça destas dicas.

Para fechar, uma pequena reportagem, em inglês, sobre o assunto.





[1]http://goo.gl/w4Qj4
[2]http://goo.gl/YqAqgp
[3]http://goo.gl/N5qc2V
[4]http://goo.gl/VeSw8C
[5]http://goo.gl/vHaIW
[6]http://goo.gl/yzNkNN



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.