VocĂȘ esta sendo vigiado, constantemente !!

Nenhum comentĂĄrio






Lembra quando vocĂȘ instalava algum aplicativo no seu computador ou telefone e aceitava as condiçÔes de instalação sem ao menos ler os termos que estava aceitando ? Levanta a mĂŁo quem faz isso o/ :-)

Bom, este conceito tem que ser revisto com urgĂȘncia, temos que começar a ler realmente o que o aplicativo vai fazer e a quĂȘ tipo de informação ele vai ter acesso, pois sĂł assim podemos garantir um mĂ­nimo de privacidade e controle sobre as informaçÔes.

Em muitos posts que tenho feito, sempre fala que um dos nossos equipamentos mais interessantes para empresas e atacantes Ă© o celular, pois alĂ©m de ter muita informação sobre todos nĂłs, pode ajudar a criar um perfil assustador sobre o nosso comportamento. Os celulares mais modernos tem, dentre outras funcionalidades, GPS instalado, e por meio deste sistema de localização muitos aplicativos tem criado um perfil de movimentação e de costume que pode ser muito Ăștil para algumas empresas mas, para o usuĂĄrio deveria ser assustador, pois Ă© possĂ­vel identificar padrĂ”es de comportamento e deslocamento, ou vocĂȘ acha que nĂŁo seria possĂ­vel identificar qual o seu restaurante preferido, e em qual dia da semana vocĂȘ mais frequenta este restaurante ?

Em uma recente pesquisa, um grupo de pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon descobriram que inĂșmeros aplicativos estĂŁo armazenando dados de localização dos seus usuĂĄrios, um destes aplicativos Ă© o do Facebook, mas nĂŁo sĂł ele, muitos outros. Analisando os dados chegaram a um valor assustador, certa de 6200 vezes por semana, em intervalos de 3 minutos a sua localização esta sendo registrada, sabe o que Ă© isso ? Isso quer dizer que as empresas podem dizer com a precisĂŁo de 50 metros onde vocĂȘ esta a cada 3 minutos, jĂĄ imaginou isso sendo analisado de forma que possa ser confrontado com outros dados ? O sistema da empresa esta desenhando vocĂȘ, talvez criando um perfil de consumo e comportamento que nem vocĂȘ mesmo tenha se dado conta. Um exemplo muito semelhante a isso pode ser visto no caso da Target (http://goo.gl/VGlUw), que sugeriu compras de fraldas para crianças para uma adolescente que estava grĂĄvida mas a famĂ­lia ainda nĂŁo sabia, tudo descoberto pelo sistema de anĂĄlise de dados de compras da empresa.

É a este tipo de coisa que estamos expostos com tanta tecnologia a nosso redor, imagina quando tivermos usando realmente a Internet das coisas (IoT) de forma mais abrangente, se hoje já temos nossa Tv nos espionando, mas tarde teremos nossa geladeira dizendo para todas as empresa o que mais comemos dentro de casa.

Bom, mas voltando aos aplicativos de celular. Ta pensando que somente a sua posição esta sendo registrada ? Se engana, segundo os pesquisadores mesmo as suas ligaçÔes estĂŁo sendo registradas, nĂŁo o conteĂșdo, mas dados que podem “ajudar” no entendimento do seu perfil de uso, ou mesmo as suas entradas de compromissos no seu aplicativo de agenda esta sendo registrado.

Alguns aplicativos até podemos entender o motivo de saber minha localização em tão pouco tempo, como por exemplo aplicativos de navegação ou mesmo os de previsão do tempo, mas que diabos o aplicativo do Grupon precisa saber onde eu estou a cada 20 minutos ?

Se a sua preocupação Ă© como a minha, deve esta um pouco preocupado com toda esta informação, que vamos dizer a verdade, jĂĄ tĂ­nhamos uma grande suspeita hĂĄ algum tempo. Com relação a isso, pelo mesmo com relação ao processo de monitoramento de localização podemos fazer algo, simplesmente desativando a função de GPS do seu telefone mas, como nĂŁo vem sozinho, fazendo isso, pode esquecer previsĂŁo do tempo, navegação de GPS no seu aparelho e outras funçÔes, a nĂŁo ser que vocĂȘ fique ligando e desligando a funcionalidade quando precisar, Ă© uma outro possibilidade !!

#ficaadica :-) 

Nenhum comentĂĄrio :

Postar um comentĂĄrio

Gostaria de saber a sua opiniĂŁo.