Paga o meu boleto ? Cuidado este boleto pode ser uma fraude.

Nenhum comentário


Brasileiro adora um boleto, um carnê e um pagamento parcelado, coisas que só existem no Brasil.

Tendo esta característica como uma vantagem aos bandidos, nada mais natural do que evoluirmos para um tipo de fraude onde o golpe, apensar de ser cometido por "cybercriminosos" ocorre de forma off line, na sua grande maioria.

Este tipo de golpe já havia aparecido no Brasil mas tinha desaparecido, e como toda moda, sempre volta e agora não podia ser diferente, O GOLPE DO BOLETO ESTA DE VOLTA !!!! E por incrível que pareça, muita gente tem caído neste golpe e pago uma soma considerável para os bandidos. O golpe do boleto é tão criativo e "simples" que foi alvo de pesquisa e relatório por parte de pesquisadores da empresa RSA de Segurança, que lançara o seu relatório mostrando que este tipo de golpe custou ao Brasil mais de US 3.750 milhões de dólares, somente em 2012, mas estes valores são contestados por alguns que dizem poder chegar a mais de 1.1bilhão o valor do prejuízo por ano.

Duvido muito que alguém não saíba mas, vamos explicar o que é um boleto. Um boleto é um documento emitido porbanco ou empresas para que o tomador do serviço, ou comprador de um produto possa realizar um pagamento. Este documento vem com uma série de informações que servem tanto para os bancos e empresas quanto para o cliente, que na grande maioria das vezes nem lê o que esta descrito lá, este o grande problemas.

Pensando nisso, os criminosos criam boletos que podem ser enviados de forma indiscriminada ou direcionada para que o "cliente" realize o pagamento. O pensamento por trás do golpe é relativamente simples, mas é na simplicidade que estão as melhores soluções ou, neste caso, golpes.

Então, o que é este golpe, como ele funciona, e o mais importante como evitar ?

Bom, de forma geral já falamos o que é o golpe. O golpe consiste em gerar boletos de pagamento adulterados em seu código de barras, ou somente nos números que, ao fazer o pagamento, o valor do boleto será direcionado para uma conta dos criminosos. Mas ai você pergunta " Mas como assim ? E eu vou pagar um boleto de uma coisa que eu não sei ??"

Bom não sei você mas conheço muita gente que, o simples fato de ter uma aparência semelhante aos boletos de serviços como Água, Luz e ou Telefone, ou mesmo de bancos conhecidos não param nem para ver o que é vão logo pagando. Pronto, o golpe esta completo sem esforço, relativamente simples e sem riscos diretos aos criminosos.

Ta bom mas eu ainda não entendi. Bem, vamos tentar colocar desta forma. Para que o golpe funcione o computador do usuário deve estar infectado por um troja bancário, este fica monitorando a atividade do usuário e quando você solicita a geração de um boleto para pagamento o troja modifica o código de barras, e permite fazer a transferência do dinheiro da conta do cliente para a conta do criminoso.

E aqui vai a primeira sugestão : Tenham sempre sistemas de proteção contra malware e cógigos maliciosos.Não sou de indicar soluções diretamente de fabricantes mas, a solução Safe Money da Kaspersky poderia evitar e muito esta dor de cabeça.

Para que não fique somente no imaginário de quem ainda não viu um boteto fraudulento, na imagem abaixo temos um boleto usado



















Como podemos ver, visualmente o boleto original e o falso são iguais e sem prestar muita atenção e sem conhecer bem os dados que são gerados pelos banco ficaria quase impossível reconhecer o boleto falso.

Vamos listar algumas dicas bem básicas que podem ajudar na defesa contra este tipo de fraude.

a.Para obrigar a digitação dos códigos alterados, o boleto fraudado apresenta espaços em branco no cógido de barras, o que inviabiliza a leitura por máquinas de caixa eletrônico, desta forma, a primeira dica é verificar se não há espaços em branco nos códigos de barras.

b.Como os números são muito semelhantes ao gerar um boleto fraudado, se você precisar emitir vários boletos e notar a semelhança entre vários boletos, entre em contato com o banco ou empresa que esta emitindo o boleto para verificar a veracidade dos dados gerados. É trabalhoso mas pode evitar dor de cabeça.

c.E por último mas não menos importante. Nem sempre o logo do banco no boleto corresponde ao código do banco gerado nos números do boleto.

Bom, e como você sabe disso ? Bem nos primeiros números no boleto temos a identificação do banco. Neste link, a FEBRABAN disponibiliza a lista com o número dos bancos que você pode conferir com o seu boleto gerado como na imagens acima onde vemos o s números 104-0 trocado pelo número 033-7.

Em caso de dúvida, verifique com o seu banco qual o código que deve ser impresso no boleto, ou busque informações no próprio site do banco ou empresa, seiu de alguns que já estão colocando este tipo de imformação em suas páginas de emissão de boletos.

Espero que com estas informações você não seja vítima deste tipo de golpe.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.