Facebook: Melhorando a Segurança em sua conta

Nenhum comentário



Um dia desses, conversando com uns colegas não muito tecnológicos, me perguntaram se poderiam fazer alguma coisa para melhorar a segurança das contas do facebook deles. Bom, nessas horas você nunca lembra o que tem que sr feito mas prometi que buscaria mais informações e colocaria tudo de forma mais simples aqui no site.

Vou tentar não me extender muito, por isso resolvi buscar as 5 dicas mais usadas para melhorar a forma como as pessoas podem ficar mais seguras com seus compartilhamentos e amizades na rede social do Sr. Zuckerberg.

Imagino que a grande maioria tenha noção que que nem tudo deve ser compartilhado no Facebook mas só para lembrar, muito criminosos estão buscando no Facebook as informações necessárias para praticar os seus crime e um dos mais recentes foi o sequestro de um garoto de 9 anos em Santa Catarina, que foi libertado depois de 10 dias. Durante a conversa com o Delegado, o criminoso disse que todas as informações que ele precisava foram tiradas do Facebook, quem quiser mais detalhes, segue o link.

Vamos seguindo, e vamos direto para as dicas.

1.Crie seus grupos e tenha certeza que apenas os seus grupos tenha acesso aos seus posts. Uma das coisas que as pessoas não sabem é que é possível enviar posts que ficaram aparente apenas para os grupos ou pessoas que você determinar. Esta funcionalidade é legal porque você pode criar grupos específicos como por exemplo família, amigos, melhores amigos, conhecidos e por ai vai, e sempre que quiser um posto que somente as pessoas de sua família tenham conhecimento, basta selecionar no post para quem é direcionado aquela mensagem.

Primeiro, tenha certeza que os seus próximos posts seja direcinados a um grupo específico, como por exemplo friends, caso o seu facebook esteja em inglês ou amigos se estiver português. Para fazer isso, clique no cadeado que fica localizado no canto superior direito da tela do face book e selecione este grupo "amigos/friends", pronto, agora coloque os seus amigos dentro deste grupo e todos os seus próximos posts serão vistos somente por aqueles que estão neste grupo.




Mesmo que você tenha selecionado que somente seus amigos poderão ver os seus comentários e postagens, sempre que você for escrever uma postagem, vocie terá a opção de escolher se quer que esta postagem seja pública ou direcionada para um grupo específico. Como pode ser visto na imagem abaixo, observe que no canto inferir tem uma opção Friends/Amigos.




Tá e como eu faço para criar os meus grupos ? Bem, é simples. No lado esquerdo tem uma coluna onde aparecem os seus aplicativos, os seus grupos e tudo mais, basta você clicar em grupos e começar a criar os seus grupos e na hora de mandar suas postagens selecionar para quem serão dirigidas, inclusive se você quiser que sejam públicas !

Se quiser, pode limitar até as postagens antigas e para isso pode selecionar a seta ao lado do cadeado e escolher configurações, depois privacidade e depois limitar o acesso aos posts antigos, colocando quem deve ter acesso a estes posts. Veja a imagem abaixo.


Outra boa dica com relação à privacidade é limitar quem pode ver as suas informações na opção "sobre/About". Para isso vá na sua página principal, onde aparece a sua imagem de fundo e selecione a opção "update info" e mude as permissões de visualização de suas informações.


2.Limite quem pode entrar em contato com você. Esta dica tem como objetivo proporcionar ao usuário do Facebook limitar quem pode entrar em contato com ele, evitando que pessoas que você não conheça fique mandando mensagem. Para isso, novamente no cadeado no canto superior direito selecione "quem pode me contactar/who can contact me ?",  e selecione quem pode entrar em contato com você.


E de quebra aqui você pode dizer quem pode enviar solicitações de amizade para você, uma boa escolha pode ser amigos de meus amigos/friends of my friends.


3.Controle quem pode descobrir seu perfil usando seu email, seu telefone ou seu endereço com referência. Uma das possibilidades de você encontrar pessoas no facebook é buscando por endereço, telefone ou email que foi usado no campo de informações, lembra aquele lá na dica 1 ? Então, também tem uma maneira de limitar quem pode achar você pode esta funcionalidade.

Novamente vamos na seta ao lado do cadeado, depois configurações e privacidade e veja na opção "quem pode me achar?/who can look me up?", e selecione os grupos, como na imagem.


Aproveite e deixe do jeito que esta na imagem.

4.Solicite informações de login. Você pode configurar o Facebook para avisar a você toda vez que você fizer um login assim você pode ser informado se alguém fez login na sua conta sem que seja você, para isso, novamente vamos na opção configurações/settings e depois em segurança/security, e selecione configurações de segurança e notificações de login, como na imagem abaixo.


Não esqueça de salva as mudanças que foram feitas !!

5.Reforçando o processo de autenticação. Uma das funcionalidade que eu acho mais importantes para manter a segurança da sua conta é esta. O Facebook pode enviar para o seu celular um código que deve ser digitado logo depois da sua senha, e este código toda vez muda, o que garante mais segurança que mesmo você perdendo a sua senha, para outro usuário usar sua conta ele vai ter que receber o código de acesso, e este código só será enviado para o celular cadastrado, que eu espero que seja o seu :-)

Para fazer isso, novamente vamos em configurações e depois em segurança, e lá vamos escolher "login Approvals" que em português deve estas algo como aprovação de login. Lá você vai poder cadastrar o seu celular e solicitar que o código seja enviado para garantir o login. Caso você use o aplicativo do facebook no celular, também é possível que seja gerado um código cada vez que você vai logar na sua conta, veja qual a melhor solução para você e selecione. Agora é claro que isso só funciona se toda vez que você deixar o seu computador ou outro computador você pedir para fazer o log out ou sair na setinha, caso contrário estas informações ficarão na memória do seu navegador e é só digitar o endereço do facebook que vai passar direto para sua conta.



Então é isso, espero que com essas dicas fáceis a sua conta fique um pouco mais segura e que você fique mais tranquilo, agora é claro que nada substitui o bom senso, ok ?

Para fechar, não custa nada colocar um vídeo mostrando de como é fácil conseguir as informações por meio de redes sociais, isso é para você que gosta de colocar cada movimento seu !!




Caso tenha mais dicas, deixe ai nos comentários !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.