O Facebook dando uma força para a criptografia

Nenhum comentário




Desde quando foram divulgadas as notícias de que a NSA estava espionando os cidadãos americanos e quase todo o mundo, a busca por meios de melhorar a privacidade se tornaram mais em moda, não que nunca tenham sido, na verdade esta busca já é muito antigo e tem sido o desejo de muitos.

Alguns dizem que a ferramenta final para garantir a privacidade é o uso indiscriminado da criptografia por todos, de forma irrestrita e total. No entanto o uso de criptografia hoje ainda é uma tarefa que para o usuário "normal" é muito complicada, mesmo que várias ferramentas já tenham chegado para ajudar nesta tarefa.

Mas, nesta última semana esta tarefa recebeu mais uma forcinha, e de um lugar até então inesperado. O Facebook passou a permitir que os usuários que possuam e queiram possam colocar as suas chaves públicas dentro das suas configurações de usuários, para que assim além do próprio Facebook, qualquer um que queira possa enviar mensagens criptografadas para você.

Neste artigo não vou explicar o que vem a ser uma chave pública, vou escrever mais sobre isso nos próximos artigos, onde vou tentar criar uma série de artigos para explicar um pouco mais sobre criptografia e como o usuário "normal" da Internet pode usar esta ferramenta.

Aqui vou usar a premissa de que você sabe o que vem a ser o uso de criptografia de chave pública e que você já tem a sua. Vamos explicar o que o Facebook esta fazendo e porque isso pode ser uma ótima coisa para a privacidade.

Com o uso de criptografia a comunicação entre duas pessoas ou mesmo entre sistemas se torna virtualmente impossível de ser espionada, mesmo que o conteúdo da mensagem seja capturada, o que o "atacante" vai ver é um monte de letras misturas, sem sentido algum, que só poderá ser visualizado de forma correta por ser destinatário.

O que o Facebook fez foi criar a possibilidade de que cada vez mais pessoas possam distribuir suas chaves públicas permitindo que outras pessoas possam envia mensagens usando as suas chaves públicas, garantindo assim a comunicação segura entre as duas pessoas.

Além disso, ao colocar a sua chave pública no Facebook, você terá a oportunidade de escolher se a sua comunicação recebida do facebook será feita de forma criptografada, não sendo mais possível a ninguém identificar a que se refere as mensagens recebidas do Facebook, um exemplo pode ser visto logo abaixo.

O que vemos acima é um exemplo de uma mensagem criptografia enviada pelo Facebook para seus usuários, desta forma ele garante total privacidade da comunicação entre o usuário e o Facebook. Este mesmo conceito pode ser usado para a troca de mensagens entre usuários de emails, e para aqueles que usam o GMAIL, podem usar uma ferramenta que possibilitar que seus emails seja enviados de forma criptografada, vamos falar disso em outro artigo mas, para quem quer dar uma olhada, pode acessar o site do Mailvelop, uma das várias ferramentas que podem ser usada para criptografar emails.

Mas vamos voltar ao Facebook. 

Para colocar a sua chave pública disponível para que o Facebook e outros usuários possam usar bas acessar as configurações de segurança da sua conta, e lá você vai encontrar um novo campo, agora para você colocar a sua chave PGP, como mostrado na imagem abaixo.

Assim que sua chave esteja cadastrada no Facebook, será questionado se gostaria de receber as mensagens do Facebook criptografas, escolhendo sim, a partir deste momento toda e qualquer comunicação passará a ser feita de forma segura e sigilosa.

Desta forma também será possível a seus amigos, que desejam enviar mensagens de email segura para você usar a sua chave disponível para todos os seus contatos no Facebook.

Espero que todos possam criar as suas chaves públicas e passem a trocar mensagens criptografas uns com os outros, pois somente assim podemos garantir a nossa privacidade, mesmo que sejam mensagens "bobas" que você acha que não tem importância, usem criptografia garantam a sua privacidade.

Nos próximos artigos vou escrever mais sobre criptografia, como podem ser usadas e como pode ser facilitado para ser usado por cada vez mais pessoas. Neste meio tempo vou deixar alguns links para quem quiser saber mais. Nesta página da Wikipedia tem uma ótima explicação sobre o que é e como funciona a criptografia de chave pública. Aqui neste outro site, usuários do Mac podem baixar uma ferramenta chamada GPGTools que facilita e muito o uso e gerenciamento de chaves públicas, além de permitir gerar as suas chaves e a assinar emails e ou criptografar os seus emails.

Para usuários do Linux, sugiro a leitura deste site, tem uma documentação bem legal sobre a instalação e de quebra no final do artigo tem um passo a passo para a instalação da ferramenta no Windows.

Sei que isso pode não ser suficiente para que todos possam usar a criptografia mas, temos que começar a tentar a usar, e começar a aceitar emails de pessoas que tenham enviado criptografado e que nós tenhamos as suas chaves públicas, isso pode ajudar até a diminuir a quantidade de email "porcarias"que recebemos. Nos próximos artigos falo mais sobre criptografia.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.