Cartilha de Segurança do CERT.br

Nenhum comentário


Sempre falamos que nossos usuários devem ser mais atentos e cuidadosos, para isso sempre falamos em melhorar os treinamentos e capacitações, distribuição de informações e demais atividades que possam cada vez mais melhorar o entendimento deste usuário sobre as questões de internet e segurança. 

Pensando nisso o CERT.Br, que é o responsável pelo atendimento e tratamento de incidentes de Segurança da Internet no Brasil lançou, há alguns anos, uma série de cartilhas, que vem evoluindo ano após ano, e vem dando uma grande contribuição para os usuários da Internet Brasileira.

Recomendamos fortemente que todos vejam e baixem estas cartilhas e ou o livro, que são grátis e de livre distribuição, podendo ser distribuidas para escolas e colegas de trabalho, claro que mantendo as indicações de fonte e autoria.

Para aqueles que não tem tanta paciência, vou comentar sobre alguns pontos chave nas cartilhas, e vou colocar aqui o link para o acesso ao site do CERT.Br com as cartilhas em PDF que podem ser baixadas e lidas, bem como podemos ter aesso ao livro da cartilha, e não aos fascículos separados, e o livro pode ser lido tanto em PDF quanto em ePUB.

A primeira parte da cartilha fala sobre a Segurança na Internet, e é nesta parte que o usuário vai entender um pouco mais sobre as vantagens de usar os serviços da Internet de forma segura, bem como aprenderá sobre alguns dos problemas mais críticos que podemos encontrar na Internet.

Podemos citar como os mais básicos a invasão de privacidade, problemas com exclusão de informações e dados impróprios sobre o usuários, contatos com pessoas desconhecidas sem que seja possível a confirmação de veracidade e ainda acesso a conteúdo impróprio e ofensivo, principalmente por crianças desacompanhadas ou não supervisionadas.

A segunda parte fala sobre Golpes na Internet, e dentre eles, podemo entender os golpes de roubo de identidade e o famoso Phishing, bem como tratamos sobre os golpes feitos em processos de compras on line.

Na terceira parte vamos falar sobre ataques na Internet, onde serão explicados assuntos como spoofing, scansbrute force e outros. 

E vamos seguindo com a explicação de vários outros assuntos como códigos maliciosos, spam, outros riscos, mecanismos de segurança, contas e senhas, criptografia, uso seguro da Internet, privacidade, segurança de computadores e segurança de rede, e ainda segurança em dispositivos móveis.

A cartilha é composta de 14 capítulos, um conteúdo extenso e com muitas informações, que seria pretenção colocar tudo aqui neste artigo, que tem apenas afinalidade de mostrar que sim temos um conteúdo de qualidade que pode ser usado para treinar e capacitar nossos usuários, produzidos por um time de profissionais muito qualificado e disposto a manter sempre o conteúdo da cartilha atualizado.

Na cartilha, temos ainda um explicação de cada um destes pontos, o que pode ajudar e muito na distibuição dos conceitos para amigos, familiares e colaboradores.

Como toda cartilha, tratamos sobre vários assuntos em vários capítulos e por isso podemos verificar que alguns pontos podem ser repetidos, mas sempre melhor explicados e com mais detalhes, o que pode reforçar a importância do conceito.

Para fechar, recomendamos muito que vejam o material e se possível distribuam para os seus amigos, familiares e colaboradores, lembrando que a segurança de todos, também depende da segurança de cada um.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.