Habilitando 2FA - Duplo fator de autenticação - para serviços do Google

Nenhum comentário


Como tínhamos comentado no post anterior, vamos disponibilizar aqui uma série de posts que vão mostrar para o usuário como ele pode colocar um pouco mais de segurança nos seus serviços. 

Neste post vamos mostrar como pode ser habilitada o duplo fator de autenticação para serviços oferecidos pelo Google, muito útil para usuários de GMAIL e DRIVE, mas este processo vai habilitar a necessidade de apresentar o código do 2FA para acesso à sua conta, sendo assim, todos os serviços usados pelo usuário serão protegidos.

Mesmo que o usuário opte por usar o 2FA como mais uma camada de proteção para as suas contas, isso não quer dizer que este usuário deva no momento da criação da sua senha usar uma senha fraca, achando que apenas o 2FA pode garantir sua segurança e de seus dados. Recomendamos fortemente que além do 2FA também seja criada uma senha complexa e forte.

Para habilitar esta funcionalidade na sua conta do Gmail é realmente muito simples, bastando alguns passos bem práticos para que o processo seja finalizado. Mesmo um usuário sem qualquer experiência técnica pode habilitar esta funcionalidade, garantindo assim que todos possam ter mais proteção em suas contas. Sendo assim, vamos começar.

Como esta configuração será feita no seu Painel de Configurações de sua conta no GMAIL, quando esta funcionalidade estive habilitada, todos os outros serviços também serão beneficiados com esta nova configuração, desta forma, o usuário somente precisará fazer isso apenas uma única vez. Aqui cabe um lembrete, caso ainda não tenha feito, agora é a hora de instalar o Google Authenticator no seu celular, pois é por ele que você terá acesso aos códigos que serão necessários para logar em sua conta. Outro lembrete interessante e que deve ser lembrado pelo usuário é que logo após habilitar esta funcionalidade, você deve imprimir os códigos de backup da conta, estes códigos irão permitir o acesso caso você perca ou não tenha acesso aos códigos gerados no telefone, cuidado com estes códigos de backup.

Ao ter acesso à sua página de configurações do Google, como mostrado na imagem abaixo, esta funcionalidade pode ser encontrada facilmente acessando o seu perfil de usuário, que pode ser encontrado apenas clicando em sua foto de usuário, por exemplo em sua conta do GMAIL, assim que abrir a janela de opções, selecione "Minha Conta". Caso não tenha conseguido, pode simplesmente digitar o seguinte endereço myaccount.google.com no seu navegador normalmente usado para acessar suas contas, você será redirecionado para uma página e será solicitado que você digite usuário e senha. Após logado, você verá esta imagem.





Após ter acessado a sua página de configurações, o próximo passo é selecionar a opção Sign-in & Security, como mostrado na imagem abaixo.



Esta opção permite a você ter acesso a todas as configurações necessárias para a segurança de sua conta, uma destas opções é a possibilidade habilitar o 2FA nas suas contas. Assim que acessar a parte de segurança, você será apresentado às opções de segurança, ai é só escolher a opção Signing in to Google como pode ser visto na imagem seguinte, no meu caso o 2FA já esta habilitado por isso a opção de ligar ou desligar aparece como para desabilitar, isso indica que a opção já esta habilitada, se você ainda não tem, esta opção estará como "Ligar ou mesmo On".

Agora basta habilita escolhendo a opção 2-Step Verification, o que levará você para a página onde a funcionalidade é habilitada, isso pode ser visto na imagem a seguir.



Um fator muito importante é que você faça o backup dos seus códigos de segurança, isso vai permitir que você tenha acesso à sua conta caso não tenha mais acesso aos códigos em seu telefone, por exemplo se perdeu ou trocou de telefone.

Nesta etapa recomendo o uso do Authenticator app, como mostrado na imagem acima, facilita para usar também em outros serviços. Com o Google Autheticator será possível cadastrar outros serviços que vamos mostrar aqui.

A partir deste ponto o processo é bem simples, e basta apenas ao usuário seguir as orientações na página para cadastrar e habilitar o 2FA na sua conta.

Após habilitado e validado o seu telefone, todas as vezes que você for fazer seu login em sua conta, será pedido para você digitar um código que será mostrado em seu telefone, no App do Google Authenticator. Isso irá garantir mais uma camada de proteção à sua conta.

Com estes simples passos, habilitando esta funcionalidade, você poderá garantir mais segurança para todos os seus serviços do Google.

Espero que todos consigam melhorar ainda mais a sua segurança.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.