Criminosos e novo golpe de 'Conta de Celular atrasada'

Nenhum comentário
Agora é a sua conta de telefone celular que pode ser perigoso. 

Já temos falando bastante aqui em outros artigos que a criatividade e a disposição dos criminosos virtuais brasileiros são comparáveis a ações que talvez só estamos acostumados a ver em filmes. Temos agora mais uma demonstração desta criatividade. 

Antes tínhamos o golpe dos boletos, que por meio de um malware instalado no computador do usuário, durante o processo de geração do boleto, alterava alguns parâmetros fazendo com que o valor do pagamento na verdade fosse depositado em contas de criminosos. 

Pois bem, agora o que temos observado no mercado é que os criminosos estão migrando de boletos para contas de telefone celular atrasadas, e o golpe tem conseguido muito sucesso, pois a grande maioria dos usuários continua a ter pouco, ou quase nenhuma atenção, com seus pagamentos. 

O objetivo neste caso é tentar roubar informações sigilosas das pessoas que, desanimadamente abrem um email de uma operadora de telefonia móvel, informando que a pessoa possui contas em atraso, e por meio de um link pode baixar um boleto com um valor atrativo de quitação de seu débito. 

Na verdade o boleto é um PDF contaminado que tem como finalidade a instalação de um malware no computador do usuário, e depois deste malware estar instalado, as informações são facilmente roubadas dos usuários. 

Mas dam vez não custa lembrar que o bom senso é fundamental nesta hora, lembramos que nenhuma operadora envia um boleto sem antes ter falado com o cliente e ter acertado valores e negociações, por isso recomendamos toda a atenção do usuário. 

Além das recomendações de atenção, claro não podemos deixar de deixar aqui nossas orientações para manter sistema operacional e sistemas de antivírus atualizados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.