Você confia no seu carregador de celular ?

Nenhum comentário

Cada dia que passa surgem novas ameaças das mais diversas formas e das mais diversas maneiras. 

Nossos smartphones estão cada vez mais poderosos e com cada vez mais poder de processamento vem ainda mais consumo de bateria, o resultado ? Queremos ter um carregador em cada lugar, certo ? Mas com o preço de carregares "oficiais" muito altos, buscamos sempre algumas alternativas, como as de comprar produtos não oficiais.

Mas qual o risco nisso ?

Quase sempre nenhum mas, esta ficando cada vez mais comum encontrarmos carregadores de celulares adulterados que, dentre outras coisas, podem servir de base para contaminar celulares com malwares ou ainda roubar informações dos celulares conectados a eles.

Esta estória esta parecendo muita viagem ? Bom, pense novamente, este fato não é ficção e pode não estar muito longe de você. Nas imagens abaixo vemos um carregador adulterado, contendo um chip de celular que muito provavelmente estava roubando informações do telefone conectado a ele.







Além deste problema com os celulares, podemos ainda ter nossos telefones infectados por cabos USB conectados a computadores comprometidos, e já preparados para distribuir conteúdo malicioso para celulares que sejam conectados às suas ports USB.

Para muitos pode parece muita "viagem" este tipo de coisas mas, como estamos falando já a algum tempo, nossos celulares hoje carregam uma quantidade de informações que esta cada vez mais interessando aos bandidos, que buscam neste tipo de golpe ter acesso ao máximo de informações possível.

Mais uma vez, não custa continuar avisando. Cuidado com o que você compra, cuidado onde você conecta os seus equipamentos, tenha sempre certeza de ter o controle sobre onde e como esta sendo usado o seu smartphone, ou qualquer outro equipamento que tenha suas informações.

Mas, se você acredita que este tipo de problema esta restrito apenas para os nossos celulares, bom veja a imagem a baixo e pense novamente.

Esta imagem abaixo é de um conjunto de tomadas que foi modificado para colocar dentro um pequeno computador que pode roubar as informações dos computadores que forem plugados nos adaptadores RJ45 (computador), este tipo de "régua" é muito vendida para proteger os computadores tanta através da corrente elétrica quando pela conexão de rede de computadores, mas como podemos ver na imagem isso pode servir para outras coisas.

Falamos disso em outro post.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.