Vôo QZ8501 da AirAsia - Vídeo falso no Facebook

Nenhum comentário
Não é de hoje que desastres são usados para chamar a atenção de curiosos e internautas desavisados. Mas, também não é novidade para ninguém que quanto mais noticiado e mais impactante, mais simples será de chamar a atenção dos mesmos usuários e internautas.

No caso do Vôo da Airasia, também não tem sido nada diferente. Ainda não chegamos a ver aqui no Brasil mas, em alguns Países já estão circulando posts no Facebook, onde esta sendo divulgado um suposto vídeo sobre o acidente.

Mais uma vez, também sem surpresas, é mais um golpe para tentar levar usuários e internautas a acessarem uma página, e a partir desta página instalar trojans e worms no computador do desavisado internauta.

Para os mais avisados e cuidadosos, e também para os mais desavisados, o link no falso vídeo leva a este endereço bergkids(dot)com/qz8501 e pode ser facilmente incluído em um firewall da empresa ou mesmo em sistemas de bloqueio em programas de anti-vírus, o que deve ser feito logo que for possível, evitando assim que seus usuários ou mesmo seus familiares possam ter acesso a este tipo de endereço.

Muitos roteadores e utilizados por empresas de internet (NET,GVT e outras) tem funções de cadastrar endereços para serem bloqueados, veja no manual de como isso pode ser feito e cadastre este endereço. No entanto, não acredite que este pode ser o único endereço, muitos outros podem ser usados, o ideal é ficar atento.



A página que abre no endereço informado é uma página extremamente simples, que para os mais atentos pode chamar logo a atenção, e deve mesmo. Depois de alguns segundos o internauta é redirecionado para uma outra página, (urvashi(dot)altervista(dot)org/video/vid(dot)php), que também deve ser incluído nos endereços bloqueados no seu roteador.


Como pode ser visto, a página tenta levar o internauta a acreditar que tem relação com o YouTube, claro que o layout não tem nada haver com a página original do YouTube, este é o segundo ponto que deveria ser observado mas, aparentemente a curiosidade de alguns é muito maior que o desleixo dos criminosos.

Quando o internauta imagina que vai acessar um vídeo, o que acontece na verdade é que o código da página começa a buscar uma série de links escondidos. Os links acessados podem conter uma variedade de ameaças, que podem ir desde trojans ou worms, que podem e vão roubar informações ou mesmo instalar novos programas que podem colocar o computador do usuário como parte de uma grande BotNet.

Não poderia ser diferente mas, durante o processo de acessar o vídeo, o usuário é levado a acreditar que deve compartilhar o vídeo com seus contatos, e na imagem é visualizado uma imagem, apenas uma imagem, que informa que já foram feitos mais de 60k (60 mil) compartilhamentos, o que não é verdade, é apenas uma imagem e não uma informação verdadeira.

Algumas outras coisas acontecem até chegar ao final do processo, sempre solicitando que o usuário compartilhe mais um link em sua conta do Facebook. Mas, o importante é alertar que, neste processo o que esta acontecendo é a instalação de possíveis programas maliciosos na máquina do usuário, e estes programas pode ser usados para uma infinidade de coisas que o usuário, com certeza, não vai querer.

Assim, o que temos a sugerir é, fiquem atentos a este tipo de golpe e não sejam mais um a fazer parte da estatística nos casos de fraudes pela Internet.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.