Você só conhece 30% da Web ! Você sabe o que é a Deep Web ?

Nenhum comentário

Você sabe o que é Deep Web ? A grande maioria dos usuário não tem a menor idéia do que não aparece nos buscadores. A Deep Web, como é conhecida é formada por todos os sites e informações que não são indexadas pelos buscadores, e com isso não aparecem nas buscas.

Acredita-se que a Deep Web seja muito maior do que a própria Internet "visível", e que nós, usuários normal temoa cesso a somente 30% de todo o conteúdo existente no cyberspaço. Segundo Michael Bergman, um dos maiores especialistas no assunto, a Deep Web pode chegar a ser 500 vezes maior que a Internet que conhecemos, e que em muitas vezes é formada por sites que não usam o HTML como padrão, dificultando ainda mais a indexação por parte dos buscadores.

Mas, porque isso é importante para mim ? Bem, se você não é uma pessoa que precisa acompanhar o movimento de usuários que trocam informações, vírus e até outras coisas, não tem a menor importância. No entanto, se você é um profissional de Segurança da Informação, tem a obrigação de se aprofundar no assunto, pois é na Deep Web que surgem os primeiros sinais de worms, vírus, e trojans que serão usados contra nossos usuários então, não há nada melhor que se antecipara aos fatos e começar a ter informações direto da fonte.

Aqui uma mensagem aos usuários "comuns" que querem se aprofundar na Deep Web. CUIDADO, lá não é um lugar muito agradável para quem não sabe o que esta fazendo mas, se você quiser seguir este caminho, a primeira coisa que você tem que fazer é baixar o TOR, um Browser que vai ajudar você a esconder os seus rastros dentro da Surface Web e da Deep Web, agora esteja avisado, lá tudo pode estar sendo compartilhado.

Um breve adendo ao artigo e vamos falar um pouco do TOR. TOR é um projeto que foi montado sobre os protocolos de trocas de arquivos P2P e ajudam a manter a navegação totalmente anônima, garantindo que os sites visitados não saberão quem é você e nem de onde esta acessando. Isso tem grande importância para as pessoas que precisam ter acesso a informações e são restringidas por seus Governos ou Regimes. Mas, serve também para aqueles que acreditam fortemente em manter a sua privacidade e que não gostam de ter empresas e Governos monitorando todos os seus movimentos. Neste link (https://www.eff.org/pages/tor-and-https), você pode  entender melhor como o TOR funciona e como ele se diferencia do tráfego HTTPS.

Muitos usuários que podem esta lendo o artigo e que não estão acostumados com este assunto podem perguntar o que vão encontrar na Deep Web. Acredito que esta pergunta foi feita de forma errada, na verdade o que você tem que perguntar é o que não vai ser encontrado na Deep Web. Lá você vai encontrar vendas de drogas, armas, botnets, vírus e ferramentas que podem causar grandes estragos. Além disso, são grandes os sites referentes a pornografia infantil e a contratação de assassinatos, isso dentre outras coisas ruins.

Mas se as coisas são tão feias assim, o que eu vou fazer lá ? Bom se não for preciso, se não for necessário para obter informações para as suas atividades, não vá ! Mas se for, vá com o TOR !

Bom, e como eu chego na Deep Web ? Como falamos, muito sites na Deep Web são criados sem o uso do html padrão e usam como extensão o ".onion", que só pode ser acessado por meio do browser que vem junto com o Vidalia, ferramenta que uso o TOR como meio de navegar e manter o anonimato do usuário.

Se você já baixou o Vidalia e já esta usando o browser, pode agora iniciar as buscar pelos sites com informações não indexadas pelos buscadores normais mas, que possuem os seus buscadores prórpios. A seguir uma pequena lista de sites onde podem ser encontradas informações.


Alguns casos emblemáticos da Deep Web. A Wikileaks é um site que tem causado grande problemas para Governos e empresas, divulgando informações e documentos secretos. O que pouco sabem é que a Wikileaks surgiu inicialmente na Deep Weeb, a até hoje ainda usa muitas ferramentas da Deep Web para manter suas fontes seguras e conseguir cada vez mais arquivos secretos e comprometedores. Outro caso que chocou a Alemanha foi quando um canibal confesso falou no tribunal que matou e comeu uma pessoa a pedido destas, que ele deveria seguir certas ações pois a pessoa que seria morta gostaria de ver o que estava acontecendo. 

O que podemos encontrar neste mundo pode ser muito pior do que estamos acostumados e devemos pensar muito antes de tentar buscar mais informações sobre este lugar. Mais uma vez vai um aviso, se você não souber o que esta fazendo NÃO tente acessar este tipo de informações.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.