Qual é o valor das suas informações?

Nenhum comentário

Atualmente temos cada vez mais as empresas e as pessoas produzindo informações nos seus mais diversos formatos. As empresas cada vez mais buscam nas tecnologias digitais formas de aumentar a sua capacidade de armazenamento e registro de suas informações. Na contra mão de todas estas inovações, estamos notando uma perda de relevância da informação dentro das mesmas empresas, que cada vez mais investem em equipamentos de segurança de rede, tornando cada vez mais difícil aos criminosos e curioso terem sucesso em acesso indevido aos ativos de rede internos mas, pecam em investir em treinamento e informação dos seus colaboradores e parceiros.

Este problema esta muito claro quando em alguns momentos precisamos saber quanto custa a informação da empresa e são poucas as que tem esta informação ou conhecimento. Este ponto tem se tornada cada vez mais importante, principalmente para as pequenas e médias empresas, pois estas não tem nem tanto poder de investimento e nem uma cultura de segurança da informação tão desenvolvida quanto às grandes empresas, mas que tem se tornado alvo dos criminosos por estes mesmos motivos. Cada vez mais temos notado na área de segurança um movimento muito claro das tentativas e os sucessos de de acesso em empresas que não tem esta cultura de segurança muito desenvolvida, principalmente envolvendo usuários.

O que nos preocupa é que muitas destas empresas tem como clientes grandes empresas, e armazenam em seus servidores e computadores informações muito importantes para seus clientes, que podem estar sendo alvo das mais diversas pessoas de dentro e de fora das empresas, que por um motivo muito fácil de ser imagina, são alvos mais fáceis do que as empresas maiores que tem uma estrutura de segurança melhor desenvolvida.

Então, vem a pergunta. Quanto vale a sua informação ? Você sabe como a sua informação esta sendo tratada por seus prestadores de serviço ? Aparentemente, as grandes empresas tem se preocupado e muito em fortalecer as suas estruturas de borda e pouco se preocupa em questionar seus prestadores de serviço como  estão se preparando para casos de perdas de informações ou acessos indevidos.

Aparentemente, a informação só é valorizada quando a perdemos e, pior ainda, quando são acessadas e simplesmente alteradas, trazendo para as empresa grandes problemas muito tempo depois do acontecido, quando são notadas. Para uma empresa que produz equipamentos eletrônicos, é muito importante que suas compras e seus pedidos a fornecedores sejam feitos e mantidos de forma segura, pois com este tipo de informação, temos como imaginar que podem estar sendo preparados novos lançamentos, novas perspectivas de vendas e até mesmo mudanças de rumo quanto aos novos mercados da empresa. Essa e outras informações são muito importantes e muitas vezes são mantidas em estruturas de informação não cobertas pelas estruturas de segurança das grandes empresas mas, que nem por estarem fora dessa estrutura perdem o seu valor, muito pelo contrário, deveriam ser muito mais fiscalizadas e questionadas pelos donos destas informações.

Então, fica o questionamento com relação ao valor das informações. Quanto custa a sua informação, mesmo que ela esteja fora de seus computadores ? Questione-se e veja como os seus fornecedores estão tratados a sua informação, e o que pode acontecer com seu negócio se e quando houver perda destas informações. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.