Em quê uma Certificação Profissional pode te ajudar ?

Nenhum comentário

Falar sobre Certificações Profissionais em muitos aspectos e guardando a devida proporção é discutir sobre Política, Religião ou mesmo Futebol, sempre vai ter quem defenda e sempre vai ter quem não entenda o porque de tanto estardalhaço !

No entanto, o que não podemos deixar de perceber é que SIM, o mercado de trabalho dá importância a esta sua conquista. Apesar de muitos profissionais não verem nas certificações uma "grande coisa" o que elas mais indicam a quem esta buscando um candidato a uma vaga é a vontade de continuar aprendendo e a continuar evoluindo na profissão.

Pesquisas indicam que as Certificações Profissionais, quando bem escolhidas pelo profissional, não apenas podem representar um melhor oportunidade como também um aumento real de salário que pode ficam em média 15% maior.

O que temos notado nas buscas feitas por profissionais de recursos humanos, quando tentam encontrar profissionais para áreas chave das empresas é a presença de Certificados em seu curriculum, o que em um primeiro momento podem indicar que o profissional continua sua busca por conhecimento e atualizado.

Estudos mostram que no Brasil existe uma defasagem muito grande entre o mercado e as oportunidades apresentadas a profissionais, é o que diz a CompTIA em uma de suas pesquisas, e é aqui que uma boa certificação pode ajudar o profissional que esta buscando um novo emprego ou mesmo querendo assumir cargos maiores e melhores remunerados dentro da suas própria empresa.

Este número, que atualmente esta acima de 100 mil vagas em aberto sem profissionais qualificados, pode aumentar ainda mais com a crescente chegadas de novas tecnologias, cada vez mais rápido ao País, e novamente, as Certificações podem ser o diferencial nesta busca.

Ainda seguindo neste cominho, o IDC em uma de suas pesquisas chegou ao número de 53% no aumento das chances de um profissional conseguir uma vaga de emprego, frente aos que não tem um Certificado Profissional. Este número pode ainda ser maior se no caso a vaga em disputa seja mais elevada e que exija a demonstração de mais experiência.

Em uma reportagem na Info, desculpe não lembro o link, a reportagem indica que "A certificação é encarada hoje pelas empresas como uma espécie de selo de qualidade; atesta que o profissional está capacitado para resolver problemas – e dos grandes (…) Não é exagero dizer que um canudo desses é sinônimo de emprego garantido e salário acima da média (…) Não são diplomas fáceis de obter. Mas valem cada segundo e centavo dedicados.”

Ainda citando a CompTIA, em um dos seus materiais eles apresentam muitas informações sobre a importância de ser certificado para o mercado e para o profissional e uma das imagens que podem ajudar é esta que esta abaixo:



Independente de como você possa ver a importância dos Certificados Profissionais no mercado de trabalho, esta importância é uma realidade hoje e o profissional que deseja mais oportunidades ou mesmo novos cargos, precisa pensar seriamente em como pode demonstrar isso para o mercado ou mesmo para a empresa que esta trabalhando atualmente.

Ainda, cabe aqui uma lembrança muito pouco explorada ainda pela grande maioria dos profissionais brasileiros, apesar de ser o grande sonho de muitos, pouco se preparam e buscam informações sobre como as Certificações podem ajudar ao profissional que quer buscar um oportunidade no exterior, onde a importância destes "canudos" é muito maior que em nosso mercado e que podem representar sim uma grande diferença em termos financeiros e de oportunidades de emprego.

Esse ponto pode ser bem definido neste vídeo que a CompTIA liberou em seu canal.



Então, independente de sua opinião, é definitivamente importante que a busca por uma Certificação Profissional esteja em seus planos ou mesmo em suas avaliações para uma busca de melhoramentos em sua carreira.

Espero que realmente isso possa te ajudar a pensar de forma diferente, e pelo menos, uma tentativa de olhar as Certificações Profissionais como um mecanismo que possa te ajudar a melhorar na sua carreira.

O que você acha ? Contribua com suas experiências e nos conte como foi quando conseguiu a sua. Ah ! por falar nisso, criei um eBook onde listo 15 Certificações Mais buscadas no mercado de trabalho, se você ainda não tem, passa nesta página e pega a sua cópia.

Nos vemos em um próximo post.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.