Novidades para a prova do CISSP 2015

Nenhum comentário


Após alguns anos sem mudanças, o ISC2, mantenedor da certificação CISSP, realizou algumas mudanças mas que nas palavras do autor do Guia Oficial do ISC2, Adam Gordon, foram apenas mudanças cosméticas.

Vamos explicar mais. 

Anteriormente a prova do CISSP era comporta por assuntos de 10 áreas diferentes, também chamadas de Domínios. As mudanças realizadas para as provas a partir de 15 de Abril de 2015 trarão apenas 8 Domínios, mas se você ficou alegre, pensando que diminuiu o conteúdo, vamos rever o seu entusiasmo.

Segundo o ISC2, o conteúdo teve apenas 4% de mudanças, ou seja, continua enorme !! 

Na verdade o que aconteceu foram a unificação de alguns conteúdos em um único Domínio, o que trouxe o total de Domínios para 8, mas na grande maioria o conteúdo fica o "mesmo".

Então, vamos mostrar como ficaram os novos Domínios do CISSP.

NEW DOMAIN NAME
MAPS TO THE FOLLOWING DOMAINS
OR PORTION OF THE DOMAINS
OF THE OLD VERSION
Security and Risk Management
Information Security Governance & Risk Management
BCP & DRP
Legal, Regulation, Compliance and Investigation

Asset Security
Physical Security

Security Engineering
Security Architecture and Design
Cryptography

Communications &  Network Security
Telecommunication & Network Security
Cryptography

Identity and Access Management
Access Control

Security Assessment and Testing
Security Architecture and Design

Security Operations
Operations Security

Software Development Security
Application Development Security


Para aqueles que estão estudando, recomendo buscar mais informações no próprio site do ISC2 para saber se os livros que já possuem estão ou vão ficar muito diferentes em conteúdo dos mais novos, caso contrário seu desempenho na prova pode ser afetado.

Como disse, como a mudança foi de apenas 4% no conteúdo, acredito que os livros mais atuais para o estudo estão dentro do conteúdo apresentado na prova, mas sempre é bom ter certeza sobre isso.

Para aqueles que passarem nas novas provas, e os que já são certificados, aconselho também a leitura das novas regras para a aquisição dos CPE, unidades de pontuação que cada candidato deve manter para conseguir continuar com a sua certificação, tivemos algumas mudanças e a leitura é recomendada.

Para os que estão estudando para a prova BOA SORTE !!

UPDATE : (14/04/2015)

Para aqueles que estavam se perguntando sobre quais seriam os novos assuntos colocados para a prova do CISSP, que começará a valer agora a partir de 15 de Abril de 2015, o CEO do site CCCURE Clement fez uma lista, que pode ser acessado pelo seguinte link

Como falamos ontem, você vai notar que não houve muita mudança, e por isso os livros mais recentes ainda devem ter a grande maioria dos assuntos pedidos na prova, o que precisa é o candidato um pouco mais de pesquisa e estudo dos assuntos adicionados posteriormente à publicação dos livros.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.