Novo golpe pede U$300,00 para liberar computador - Ramsonware

Nenhum comentário

Um trojan esta sendo distribuído por sites aparentemente inofensivos e vem causando grandes estragos nos EUA.

Aparentemente o trojan que vinha sendo visto mais em máquinas com windows agora esta se espalhando para máquinas da apple, usando uma vulnerabilidade no Safari. Ao visitar um site vulnerável, o navegador do usuário é infectado com o trojan que passa a mostrar a imagem a cima, e diz que foi identificado no computador da vítima arquivos referentes a pedofilia e que para ter o browser liberado, o usuário deve proceder com o pagamento de U$300,00.

O que me chama a atenção neste golpe é a ingenuidade das pessoas. Será que elas acham que ao serem identificadas como distribuidores de arquivos de pedofilia, o FBI ia deixá-las em paz só com o pagamento de U$300,00. A despeito do fato de ser muito simples, muitas e muitas pessoas caíram neste golpe, o que demonstra como os usuários estão despreparados para lidar com este e outros tipos de problemas de segurança da informação.  

Se este tipo de golpe tem resultados positivos, não é difícil imaginar que golpes mais bem elaborados, onde ha uma cópia de sites de bancos solicitando autenticação para obter alguma informação são usados possa causar ainda mais estragos. 

Por sorte, a solução para este problema, pelo menos no Safari, é bem simples. Basta "ir" no menu e selecionar "Reset Safari", tenha certeza de que todas as opções estão marcadas, se tudo der certo, quando o processo terminar você terá o seu navegador de volta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.