Ajuda para a produtividade

Nenhum comentário

A ano começou, já estamos quase no meio do ano e as promessas de mudar a forma de trabalhar, melhorando o gerenciamento de seu tempo e seus resultados no trabalho em em sua casa. Mais do que uma promessa, isso deve ser encarado como uma modificação necessária para muitos profissionais. 

Desde de Setembro de ano passado estou trabalhando somente como consultor com a minha empresa, e isso exige um alto grau de disciplina e organização. Trabalhar em casa, que em muitos casos é o sonho de muitos, pode ser algo muito estressante quando não se tem alguns cuidados básicos.


Neste artigo vou fazer colocar alguns livros que li nestes últimos meses, todos apresentam de alguma forma, meios de melhorar a organização pessoal e profissional, o que pode proporcionar melhor qualidade de vida e mais produtividade no trabalho e na sua vida pessoal.

Ter tempo e não saber aproveitar este tempo livre também não traz benefícios, por isso é muito importante ter sempre um objetivo claro para o tempo que você vai ganhar quando conseguir aplicar ou melhorar as técnicas apresentadas nos livros. O que os livros trazem muitas vezes não podem ser aplicados diretamente a nossos dias mas, podemos muitas vezes adaptar as sugestões e técnicas apresentadas nos livros para o nosso próprio meio de trabalho.

GTD - A Arte de Fazer Acontecer - David Allen

Este livro, publicado em 2001, tem como tema principal a utilização de uma técnica chamada GTD - Getting Things Done. Neste livro são apresentados os 5 estágios para que você possa se libertar das amarras que prendem o seu cérebro a todas as atividades que você deve realizar. 

O livro traz uma metodologia desenvolvida com a intenção de apresentar ao leitor um sistema de armazenamento de informações, tarefas e atividades de modo confiável, o que possibilitará que o leitor reduza a quantidade de "coisas" em sua mente. 

O conceito "Mind like water" apresentado no livro tenta levar o leitor a possibilidade de tirar todas as suas pendência e deixar a sua mente clara para trabalhar melhor e com mais criatividade. O livro apresenta os 5 passos necessários para o sistema funcionar, são eles

- Coletar : este processo requer que sejam colocadas em listas ou em pastas tudo que posso tomar a atenção do leitor. Neste momento não é necessário tomar qualquer decisão sobre estas tarefas, sonhos, projetos, documentos ou qualquer coisa que tenha sido coletada.

A intenção aqui é tentar cobrir a maior quantidade de coisas que possam tomar a sua atenção e começar a coloca-las em um sistema que você possa "ver" como confiável e seguro.

- Processar : Tendo coletado todas as "tralhas" que estavam tomando a sua atenção, agora chegou a hora de começar a tomar decisões sobre o que fazer com cada uma das coisas.

- Organizar : Neste ponto temos a capacidade de começar a escolher onde serão colocadas as coisas coletadas. Quando se falar em "colocar" não queremos dier somente fisicamente mas sim, começar a criar as suas listas que serão onde as atividades, tarefas e projetos ficarão "armazenadas"

O sistema do GTD basicamente se baseia em listas de atividades divididas por contextos de atuação, isso é melhor explicado no livro e não fará parte de nossa explicação.

- Revisar : Para que o sistema seja confiável, ele deve passar por revisões semanais. Estas revisões tem como finalidade manter o controle de suas tarefas e tudo que foi registrado no sistema, e não somente deixá-lo lá. 

- Executar : Com as listas criadas e todo o sistema organizado, agora fica mais fácil termos maior controles sobre nossos projetos, tarefas e tudo mais. Desta forma podemos organizar melhor as nossas tarefas, sempre utilizando as listas de contextos.

Gerencie sua mente, não seu tempo - David Allen

Lançado em 2006, este livro traz 52 princípios para melhorar a produtividade. Particularmente não senti muito proveito neste livro, principalmente se você não leu o anterior. Se você comprou este livro e não o anterior sugiro fortemente que faça isso para que o que esta neste livro tenha mais utilidade na sua aplicação.

Mas de todo o livro não é ruim, somente pode ser muito mais aproveitado se o leitor já tiver um sistema montado e funcionando. Os tópicos apresentados são tópicos curtos e bem diretos, com temas mais variados do que o primeiro livro, pois este tende mais a um guia de melhores práticas.

Simplifique sua vida - Werner Tiki Küstenmacher e Lothar J. Seiwert

O livro traz uma série de dicas de organização de vários temas como saúde, suas coisas, assuntos financeiros, seu tempo e suas relações pessoais. 

De uma forma bastante simples e prática o livro apresenta soluções para vários de nossos problemas cotidianos e vai nos dando estas dicas através de textos curtos e divididos por temas, o que facilita a consulta depois de terminada a leitura.

Ganhar mais e Trabalhar menos - Robert J. Kriegel

O livro foi considerado pelo New York Times como um grande marco na forma de ver o trabalho e a sua produtividade. O autor traz a temática de melhorarmos nossa qualidade de trabalho para trabalharmos menos, utilizando de várias técnicas e ferramentas para isso.

Neste livro o autor defende a temática de que ao diminuirmos o trabalho, conseguido através de uma melhor qualidade de nosso trabalho, ganharemos mais tempo para aproveitar a vida de uma forma melhor. O ponto chave do livro é "menos é melhor".

Organize-se - Donna Smallin

O livro é uma coleção de dicas de organização de várias coisas, dentre elas escritórios, armários, gavetas, mesas, roupas, material em papel e muito mais. Achei bem legal a forma como foi apresentado, o livro traz situações normais a nós nos nossos dias e que são muitas vezes o centro de uma série de problemas e confusões, que poderiam muito bem serem resolvidos por uma simples organização de nossas "coisas" em nossos vários locais.

Bem legal, e muito prático! 

O estilo 80/20 - Richard Koch

Neste livro é apresentado o famoso teorema de Pareto, para aqueles que não conhecem este conceito, podem encontrar maiores informações em vários site da Internet.

O livro traz uma visão do teorema de Pareto voltado para a nossa vida e nosso trabalho. Tenta nos colocar a idéia de que devemos dar mais importância para as coisas que são responsáveis por 80% de nosso bem estar, de nossos rendimentos e de nossos resultados no trabalho. 

É um livro bem interessante e que te leva a questionar uma série de escolhas que fazemos e que muitas vezes nos deparamos com resultados muito menores do que o esforço necessário para alcançarmos o resultada esperado. O ponto principal deste livro é mostrar ao leitor que "devemos nos fixar nos poucos aspectos que de fato valorizamos em termos pessoais, financeiros, profissionais, familiares e afetivos."

O livro se baseia em dois pontos principais : O foco, ou sejam mais com menos e o progresso, que nos mostra como criar mais com menos.

Vale a pena uma lida.

Mais Tempo Mais Dinheiro - Gustavo Cerbasi & Christian Barbosa

Os dois são especialistas em suas áreas. Gustavo e Christian apresentam neste livro um conceito de como podemos chegar a prosperidade tanto financeira e pessoal através de algumas técnicas de investimento e gerenciamento de tempo.

O livro tem como base 3 ciclos que todos nós, segundo os autores, estamos sujeitos. A primeiro ciclo é o ciclo da Frustração, neste ciclo nos deparamos com " o momento em que nossas finanças estão desequilibradas, nosso tempo esta curto, não temos qualidade de vida e o estresse é constante."

O segundo ciclo é o ciclo da sobrevivência. Claramente o ciclo onde muitos estão é o ciclo onde trabalhamos muito, conseguimos pagar nossas contas mas não vemos as coisas acontecerem. Não temos tempo e não temos dinheiro suficiente para as nossas realizações.

O último ciclo é o da prosperidade, e neste ciclo a pessoa tem equilíbrio em seu tempo e pode aproveitar de forma muito mais produtiva e com melhor qualidade. Neste ciclo já aprendemos a ter controle sobre nosso tempo e colocamos o dinheiro para trabalhar para a nossa satisfação. 

É um livro muito bom e merece uma segunda leitura, que no meu caso já esta programada.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - Stephen R. Covey

É um livro clássico para aqueles que buscam a produtividade em suas vidas.

Aqui não vou me alongar muito no texto. Sobre este livro existem algumas resenhas muito interessantes e podem ser achadas muito facilmente na Internet mas, na minha opinião é um livro muito "lento" para ser lido, com algumas apresentações de conceitos através de histórias e figuras. 

Gostei mas, gosto de livros mais "rápidos" na apresentação dos assuntos. Vou voltar a ler, quem sabe posso mudar um pouco a minha opinião sobre o livro.

Faça Tudo acontecer - David Ellen

Este livro estou lendo agora mas, já posso dizer que é uma revisão do sistema GTD apresentado no primeiro livro da lista. Mas, esta revisão não é do método em sim mas sim uma nova abordagem de como o método é apresentado aos leitores.

Não posso falar muito ainda sobre ele pois, como disse, ainda estou lendo mas, posso dizer que estou gostando de rever os conceitos do GTD e muito mais explicados desta vez. Uma coisa que já vi foi o novo workflow do método, revisado pelo autor.

Vale a pena ler e aproveitar para re-ler o A arte de fazer acontecer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.