Como ficar seguro usando redes wi-fi públicas.

Nenhum comentário

Cada vez mais profissionais estão tendo a possibilidade de desenvolver suas atividades, completa ou parcialmente em um modelo de trabalho remoto.

Para estes profissionais isso pode ser uma das grandes mudanças no seu estilo de trabalho, que pode possibilitar mais equilíbrio, mais tempo com a família ou mesmo a possibilidade de em um dia qualquer, pegar o seu notebook e ir trabalhar naquele Café super legal e com acesso à internet super rápida, o que pode ser melhor, não é mesmo ?

Bom, o problema neste tipo de escolha é que você não tem controle sobre a internet que esta sendo oferecida, ou seja, você não sabe quem, como e nem o quão segura é esta Internet e dependendo do seu trabalho, informações bem importantes podem estar sendo “lidos” por quem não deveria.

Abaixo vou deixar algumas dicas que podem ajudar a reduzir a possibilidade de uma surpresa para você e para a sua empresa.

1.Desabilite os compartilhamentos.

Se você é como a maioria dos profissionais, tem em seu computador algum tipo de compartilhamento, que dentro de uma escritório pode ser de grande ajudar, para a enviar ou mesmo receber arquivos de seus colegas.

No entanto, em um local onde a rede não é controlada por você ou mesmo pela sua empresa, manter este compartilhamento aberto não é uma boa idéia.

Sendo assim, a primeira dica é, se não esta em uma rede que você ou sua empresa controle, mantenha os compartilhamentos desabilitados.

Para ajudar aos que não estão sabendo onde podem fazer isso, segue uma ajuda.

Em sistemas Mac vá em Preferências do Sistema > Compartilhamento > e desmarque Compartilhamento de Internet ou qualquer outro compartilhamento

Em sistema PC vá em Painel de Controle > Rede e Compartilhamento > e mude as configurações avançadas de compartilhamento e a descoberta na rede

2.Use um serviço confiável de VPN, ou monte um seu.

Uma das primeiras coisas que vimos nos episódios em que o whatsapp saiu do ar no Brasil foi uma corrida de muitos usuários do aplicativo para usar serviços de VPN (Virtual Private Network), o problema é que muitos dos sistemas que foram usados por estes usuários, muitos desavisados, eram serviços que não implementavam o sistema de VPN da forma correta ou mesmo usavam os sistema de VPN que eram usados para roubar informações de usuários.

Nossa segunda dica é, use um sistema de VPN para as suas conexões, principalmente enquanto estiver em locais com Internet pública. Para isso, veja nas link um bom artigo, em inglês, sobre alguns serviços de VPN que podem ser usado.

Caso você tenha conhecimento técnico, vá um pouco mais além e monte sua própria solução de VPN, mantendo assim o controle total sobre a sua conexão.

3.Use somente sites com o HTTPS

Manter o sigilo das informações é o grande objetivo de se implementar as soluções de segurança sugeridas neste post mas, sempre é bom melhorar e aumentar ainda mais a segurança, pois nunca é demais certo ?

Assim, vamos sugerir que mesmo com o uso das soluções de VPN, é aconselhável que sempre use as conexões pode meio de protocolos seguros, o HTTPS dos sites, o vamos cadeado na barra de endereços.

Caso você use o browser Chrome, uma boa idéia é usar uma extensão que “force” o uso do HTTPS para todos os sites, mesmo que você não tenha colocado isso diretamente no endereço.

4.Se não estiver usando, desligue.

Claro que o nosso objetivo quando vamos a um café trabalhar é estar sempre conectado à Internet, mas caso em algum momento você não esteja trabalhando ou mesmo precisando de acesso à Internet, a melhor solução é desligar a sua conexão wifi, deixando assim seu computador isolado da rede do Café.

Esta solução pode ajudar a garantir que seu computador não se conecte automaticamente a outro ponto de acesso que possa ser criado por alguém com uma má intenção.

5.Mantenha seu sistema e seu antivírus atualizado

Por último mas, não menos importante, mantenha sempre o seu sistema operacional e o seu sistema de antivírus sempre atualizado.

Apenas mantendo seu sistema atualizado pode ajudar a manter longe a grande maioria dos problemas e vulnerabilidades presentes hoje no “mundo virtual”.

Mas, aqui vai uma dica muito importante, sempre atualize o seu sistema ou mesmo seus aplicativos em uma rede confiável, de preferência uma em quê você tenha o controle ou mesmo que seja controlada pela sua empresa.

E você, tem alguma dica para ajudar a melhorar a segurança daqueles que tem a possibilidade de trabalhar fora do escritório ?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.