Suas senhas em um único lugar - LastPass Password Manager.

Nenhum comentário


Toda vez que vou conversar com algum amigo ou familiar sobre os cuidados que devem ter com suas senhas e dados sempre esbarramos no problema de muitas senhas para muitos lugares, assim é bem mais fácil ter senhas fáceis e que eu possa repetir em todos os lugares, assim não preciso ficar me lembrando de um monte de senhas, ou ainda no famoso caderninho com todas as senhas "bem guardadas".

Depois de falar sobre a importância de ter senhas separadas e diferentes para cada serviço, vem sempre a recomendação para usar um dos muitos serviços de Gerenciamento de Senhas, ou Password Manager, aqueles aplicativos que tem como finalidade armazenar todas as suas senhas em um único lugar.

Antes, para estes aplicativos o que bastava era aramazenar as senhas, hoje isso não é mais suficiente, temos agora que ter produtos que possam gerar as suas senhas, armazenar as senhas, fazer o login nos sites e ainda poder fazer a sincronização de todas as senhas em vários sistemas e disposivitvos.

Apesar de todos estes avanços, ainda assim, são pouco os usuários que realmente usam os seus serviços para as várias senhas que possuem.

Mas, mesmo estes sistema podem ser considerados o elo fraco de uma corrente de segurança, pois se a senha deste aplicativo não for muito bem escolhida, e trocada periodicamente, o que você vai esta fazendo é facilitando a vida dos bandidos virtuais, pois terão todas as suas senha em um único lugar.

Assim, para facilitar um pouco as coisas, vou colocar aqui algumas dicas do LastPass um serviço serviços de Password Manager encontrados na web, algumas de suas funcionalidades e vantagens, dai cabe ao usuário a escolha se o LastPass se adapta no seu dia-a-dia e nas suas escolhas.

LASTPASS



Vou mostrar aqui o LastPass, particularmente porque é o que eu uso e acho bem mais amigável e fácil de usar, sem falar nos serviços que ele oferece, mas isso não quer dizer que seja o melhor, mas para mim é um dos que valem a pena uma boa pesquisa.

Bom, o LastPass é us sistema de armazenamento de senhas que pode ser usado de forma simultânea em vários dispositivos, podendo ser colocado também como uma extensão de alguns browsers, como é o caso do Chrome ou ainda do Firefox.

O Lastpass é um dos serviços mais completos que tem no mercado, além das funções normais de armazenamento de senhas, é possível instalar no Android e usar em sincronia com o sistema "principal" o que garante que serviços usados no telefone também sejam armazenados no LastPass, evitando de se ficar digitando as senhas e vários sites e serviços.

O LastPass tem três modelos de uso, um free, onde a grande maioria dos usuários vai se encaixar, e já faz o serviço muito bem para todos, armazenando as senhas, criado as senhas e ainda trabalhando junto com o seu Browser para, se for configurado desta forma, o que eu não recomendo, ele faça o "login" automático para o usuário.

Tem também o modo Premium, onde além das funcionalidade já faladas, ele ainda pode ser instalados em dispositivos móveis e sincronizar todas as senhas com o serviço na web, facilitando a vida de quem usa muito o celular ou o tablet para se conectar em redes sociais e outros serviços.


O último modo é o Enterprise, feito exclusivamente para empresas. Particularmente não posso falar muito sobre este modelo do LastPass, não uso e nunca busquei maiores informações sobre ele, mas para quem tem empresa acho que vale a pena dar uma olhada.

Além de aramazenamento de senhas, nele você pode criar um perfil para cada cartão ou endereço de entrega que você tenha, e assim que for preencher os dados em um site de compra, basta selecionar o perfil que você quer usar e ele preenche tudo para você, sem a preocupação de ficar preenchendo os dados.

Ainda, é possível armazenar informações sensíveis no serviço, como número do cartão, documentos, arquivos e outros, tudo criptografado e acessado apenas pela sua senha. Se o seu interesse for em não ter procupação com senhas, durante o processo de cadastro em um novo site ou rede social, você pode deixar que o próprio aplicativo crie a sua senha, e armazene direto no site do LastPass, e ai você só precisa saber uma única senha, a do próprio LastPass.

Um outro ponto bem legal do programa é que com ele você pode fazer auditorias em suas senhas, descobrindo se são fracas ou fortes para o serviço, e descobrir melhores formas de melhorar a seu segurança on line, isso para alguns usuário é muito importante, saber como esta o seu comportamento on line.



Claro que nem tudo é 100% mas, para melhorar ainda mais a sua segurança o LastPass tem a habilidade de implementar o processo de autenticação de 2 fatores. Como isso funciona ? Bom, podemos dizer de forma básica que para logar no LastPass, assim que habilitar o 2 Factor Authenticator, você irá precisar da sua senha, e ainda de um código gerado por um aplicativo no seu celular, igual como acontece nos serviços de bancos on line, onde você precisa digitar sua senha e um conjunto de números informados por um dispositivo ou pelo programa do banco no celular. 

Esta funcionalidade eu acredito que seja uma das mais importantes do progrma, pois garante que mesmo perdendo a sua senha, para logar no seu sistema, o invasor terá que digitar um segundo cógido que será gerado somente no seu celular, aumentando e muito o grau de dificuldade e a segurança dos dados. Alias, este tipo de serviço esta disponível em outro serviços como GMAIL, Facebook, Evernote e muitos outros, veja nas configurações dos seus serviços como fazer para habilitar o serviço de dupla autenticação.

Claro que falar de um aplicativo aqui seria mais difícil do que mostrar realmente então, recomendo que usem os link do texto para irem para a página do LastPass, ajudar um amigo ( :-) ) com pontinho para uma conta premium e esperimentar o produto. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber a sua opinião.